...

A vida Cristã é uma aventura com dimensões inigualáveis para quem em plenitude a experimenta. Só o fato de ser discípulo de Cristo, já é em si, o maior e o mais fascinante projeto de Vida. E ser discípulo não apenas do maior mestre da história, mas também do próprio Deus-homem. Para quem assimila esta realidade, isto se torna tão relevante, que tudo mais que se possa comparar ou imaginar é visto como algo de menos importância.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

TRABALHO: BÊNÇÃO OU MALDIÇÃO?

Desde o jardim do Édem o homem trabalhava. Portanto, o trabalho em si, não é consequência do pecado. Viver e comer com o suor do trabalho foi uma punição imposta ao homem devido sua desobediência ao criador.
O trabalho em si é amoral. Pode ser bom, pode ser mau. Depende do que, em que e pra que se estpa trabalhndo. Na perspecticava bíblica o trabalho honesto é necessário para o sustento do homem, para o seu sustento de realização, podendo se tornar uma devoção religiosa, quando, para a glória de Deus. Neste caso, todo trabalho é uma forma de exercitar os dons e os talentos dados por Deus.
Quando vemos que a bíblia diz: "Tudo quanto fizeres, fazei-o de todo coração, como para o Senhor, e não para homens" (Col. 3.23), observamos um princípio que com certeza deve ser recordado para ajudar a muitos que não fazem outra coisa senão trabalhar; bem como aos que não querem trabalhar.
O trabalho é maldição quando se trabalha visando apenas o dinheiro e aplica-se os frutos de um modo esgoista. O trabalho é maldição quamdo se faz uso da desonestidadeenganando o próximo objetivando apenas o lucro. O trabalho é maldição quando se ganha dinheiro prejudicando a própria saúde, ou a saúde do próximo, promovendo o que não devia promover, ou adquirindo o que não deveria possuir. Quando se faz para ganhar algo que (pareça útil) alimentar o vício, ou estimula a mera vaidade ou corrupção. O trabalho é também maldição quando promove o espírito competitivo, objetivando vencer e prejudicar o concorrente. Quando se adota meios comportamentais à moral dos bons costumes e não objetiva a honra de Deus.
O trabalho é bênção quando se é honesto, quando não necessita da mentira, da bajulação, da subserviência e da maqueagem intereceira da mera aparência ou fachada.
O trabalho é bênção quando se trabalha para ganhar o pão sem ganância, enoôdo, enrrolação ou dissimulação. Quando se cumpre o dever com competência e profissionalismo, não realizando aquém do esperado, nem o apenas ordenado, mas quando estando na possibilidade, se faz o melhor. Quando assim se faz, sem interesse sórdido da promção,  do reconhecimento humano, ou empresarial, mas de sã conciência de que está dando o melhor (Ec. 9.10). O trabalho é bênção quando se faz o que necessita ser feito, sem necessitar ser visto ou ordenado ou quando se faz o quwe tinha de ser feito e ninguém ousava fazer. O trabalho é bênção, quando há satisfação de seu próprio bem, assim como o bem do próximo.
O trabalho, com o dinheiro, deve ser servo e não senhor. Ele deve te ajudar, não escravisar. Ele deve ser um meio para sua realização e não um fim que facilmente pode te levar a destruição. Você não foi feito para ser uma máquina de produzir, mas para ser e com potencialidade de construir, amar e edificar os outros. Engana-se quem pensa que é necessário ser obreiro, pastor ou missionário para servir a Deus. Todo trabalho honesto e dignificante, deve ser visto como uma forma de servir e honrar a Deus! É feliz quem trabalha confiante de que está servindo a Deus em todo trabalho que executa. Assim sendo, o seu trabalho é também o seu ministério.

Pr. Silas Rebolças Nobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário