...

A vida Cristã é uma aventura com dimensões inigualáveis para quem em plenitude a experimenta. Só o fato de ser discípulo de Cristo, já é em si, o maior e o mais fascinante projeto de Vida. E ser discípulo não apenas do maior mestre da história, mas também do próprio Deus-homem. Para quem assimila esta realidade, isto se torna tão relevante, que tudo mais que se possa comparar ou imaginar é visto como algo de menos importância.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

UMA REALIDADE E NECESSIDADE NA IGREJA


    Insisto na tese de teólogos patrísticos e  reformados de que a igreja é constituida apenas dos eleitos de Deus. Concumitante,  paralela  e indepependentes  da eleição de Deus, existe  a  igreja daqueles  que se batizaram  e se tornaram membros.  Esses, não são, e nunca  se tornarão  membros do Corpo de Cristo,  ainda que por repetidas  vezes sejam  batizados  “com agua” ou “nas aguas.”   Somente os eleitos de Deus são regenerados pelo Espirito Santo, e somente esses, serão salvos da ira vindoura  (Ef 1.3-14, Jo 3.5,  I Ts 1.10).
   Jesus afirmou que na seara (igreja peregrina),  conviverá  o joio e o trigo  até o dia da ceifa (Mt 13.30).  Neste prisma, somente Deus conhece absolutamente os que lhes pertencem. Nunca houve, nem haverá uma igreja na terra, constituida totalmente dos eleitos e verdadeiros crentes. Mesmo que, supostamente existisse tal igreja local, ainda assim, haveria problemas e tensões. Neste mundo ninguém atinge a perfeição. O convertido mesmo sendo santo,  continua  pecador. A vivência da igreja será sempre trilhada com essa realidade. Isto ajuda   a entender conflitos, tensões e divisões existentes  na  igreja  peregrina  e  militante.
  A maturidade espiritual ensina o crente a  conviver com essa realidade sem se acomodar ou desvanecer. A igreja é constituida de pessoas imperfeitas e pecadoras como você que lê essa mensagem. A consciência deste fato, deve produzir um grau de humildade, compreensão e tolerência, porém não conivente.
   A disciplina, conquanto bíblica, deve existir na igreja e cumprir o objetivo de sanear o mal e inibir escandalo. Ela deve ser firme e cuidadosamente exercida para conduzir o verdadeiro crente ao arrependimento e  sua completa restauração.  

Rev. Silas Rebouças Nobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário