...

A vida Cristã é uma aventura com dimensões inigualáveis para quem em plenitude a experimenta. Só o fato de ser discípulo de Cristo, já é em si, o maior e o mais fascinante projeto de Vida. E ser discípulo não apenas do maior mestre da história, mas também do próprio Deus-homem. Para quem assimila esta realidade, isto se torna tão relevante, que tudo mais que se possa comparar ou imaginar é visto como algo de menos importância.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

ANOREXIA BENDITA

Hoje em dia a Anorexia tem ocupado destaque por ser um problema de crescente atualidade. Trata-se de uma disfunção  caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar. Os anoréxicos quase sempre são mulheres jovens, que vítimas de problemas de auto-estima, contraem para si níveis elevados de  perfeccionismo, buscando padrões de conquistas a qualquer preço. Vitimados com disturbios nervosos, querem a todo custo adquirir uma performance física compatível as exigências estéticas impostas pelo mundo que desejam agradar. Em síntese, trata-se de uma disfunção não apenas alimentar, mas também patológica e  perigosa à vida.
De acordo com a Bíblia, existe uma espécie de aneroxia que pode ser praticada por  cristãos obediêntes que desejem maturidade espiritual e vitória sobre o poder da carne. Romanos 13.14 diz: “...e nada disponhais para a carne no tacante às suas comcupiscências” É evidente que neste contexto, “carne” não é igual a corpo, e sim, a natureza humana decaída.  Essa  natureza, milita contra o Espírito, assim como o Espírito milita contra a carne, diz a Palavra em Gálatras 5.17.
Uma aneroxia bendita seria um estado de maturidade, em que o cristão, para agradar a Deus, adquire  repugnância às obras da carne, que são: “prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas...” (Gl.  2.19-21).
Assim como o anoréxico é obstinado em sua performance, com o objetivo de atender a demanda e o gosto estético do “ mundo inteiro que jaz no malígno”      (I João 5.19);  o cristão reveste-se das armas da luz, andando diligente e obstinadamente na busca do revestir-se do Senhor Jesus Cristo, em  nada dispondo para a carne  no  tocante a seus desejos (Romanos 13.14).
Concluíndo, nossa natureza (a carne), que gosta de glória pessoal, prazer e vaidade, não necessita ser alimentada. Ela por si, sabe sobreviver e cuidar-se. Em relação a ela, devemos tomar atitude com uma  aneroxia bendita, e não alimentá-la. Porque nessa luta renhida, vence quem for melhor alimentado. Como fazer? Que tal começar com os conselhos do Apóstolo Paulo: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo oque é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4.8).Contra a vontade titânica da natureza, a  verdadeira arma é espiritual.  “Andai no Espírito e jamais  satisfareis à vontade  da carne” (Gálatas 5.16).

Rev. Silas Rebouças Nobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário